sábado, 12 de dezembro de 2009

Qual a importância da ética no dia-a-dia do RH?
por Camila Micheletti

Sem dúvida, a ética é um atributo fundamental para o RH, como em todas as outras profissões. A intenção desta enquete é saber o que pensam os gestores de RH sobre esse assunto, que apesar de ser tão fundamental anda muito em falta atualmente no meio empresarial. Fizemos a pergunta acima para consultores e gestores de RH de empresas. Confira as respostas:

"É primordial que tenhamos ética no RH. No dia-a-dia conhecemos as pessoas no seu íntimo: entrevistamos, contratamos, promovemos, demitimos, reorientamos carreiras, avaliamos performance, etc., etc. Sabemos da vida anterior e todas as experiências profissionais, acompanhamos a rotina do trabalho e conhecemos os possíveis futuros passos de cada um dos empregados. Recebemos os jovens que estão no início da carreira profissional, em seu primeiro emprego aprenderão o modelo por nós apresentado e valorizado. Com todos estes conhecimentos e informações a respeito dos empregados, imagine se não mantivermos a ética no seu mais alto grau? Ética deve ser um valor e não uma competência dos profissionais de Recursos Humanos".

Viviane Marrese, Coordenadora de Trainees e Estagiários da Rhodia Brasil.

"Em uma empresa de comunicação a questão Ética é a palavra de ordem e deve estar presente em todos os movimentos da empresa. No caso específico da Abril é preciso que o funcionário, independente de sua formação, posição ou área em que atue, tenha muita clareza da importância da ética por ser esse um dos valores mais importantes da Organização.
Nosso Vice-Presidente Executivo, Thomaz Souto Correa, em uma de suas aulas magistrais aos recém-chegados alunos do XX Curso Abril de Jornalismo, comentou o seguinte: "Fazemos boas revistas porque buscamos qualidade editorial, o que exige técnica, talento, sensibilidade, pesquisa, imaginação, coragem e, acima de tudo, compromisso com o leitor. Ele é o nosso verdadeiro patrão. A credibilidade deve ser construída a cada edição. É conquistada com dificuldade e pode ser perdida facilmente. É fundamental reconhecer e corrigir erros. Isso reforça a confiança que o leitor deposita em nós. Nosso compromisso supera as fronteiras editoriais. Nossa postura ética extrapola o editorial".
Portanto, esse é o nosso maior bem - ser ético e íntegro. Quando o funcionário chega na empresa reforçamos esse valor já na sua integração. É o princípio de tudo para que a empresa continue sendo o que é e tendo a credibilidade que tem.

Malu Sanches, Gerente de Recursos Humanos da Editora Abril

"Trabalho como HeadHunter e o segredo do sucesso do meu trabalho, principalmente em relação aos candidatos, é a ética e logicamente o total e absoluto sigilo de dados e informações. Colaborar com a estratégia das empresas também requer ética e profissionalismo".

Monica Zamijovsky, headhunter da consultoria de RH ZagWork

"A Ética, que é a ciência do dever e do ser humano, em oposição às leis físicas, tem uma regra básica: é o conjunto das condutas que permite a todos atingirem os seus verdadeiros fins. Da mesma forma que a verdade, não é possível viver sem respeitar os princípios éticos. Mesmo entre as piores quadrilhas existem regras éticas que são mantidas com rigor extremo. Com a verdade acontece a mesma coisa: basta imaginar um mundo em que todos mentem...
No trabalho, assim que percebemos em um profissional sinais de um comportamento inadequado, mesmo expressões que apenas indiquem estefato, inevitavelmente nos afastamos do mesmo. É preciso muito cuidado com brincadeiras ou “sacadas” de humor, pois às vezes são sinais de perigo para um relacionamento de amizade e, mais que isso, de trabalho.
Não vamos confundir preconceito com ética: vivemos em mundo tão complicado que, além de sermos éticos, temos que mostrar uma conduta correta. Todos precisam atingir seus fins, temos queter cuidado com uma ação que possa interfirir nos objetivos de carreira de outra pessoa e de resultados para a empresa. E ela, a empresa, tem que ser a primeira a deixar claras as regras de um comportamento correto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário